Prepare-se para o

Concurso da Caixa Econômica Federal.
O edital já foi lançado com 1.100 vagas de nível médio para o cargo de técnico bancário, exclusivamente para PcD, com remuneração de R$3.000,00.

Prova marcada para o dia 31/10

As inscrições devem ser realizadas no período de 10 a 27 de setembro de 2021.
A aplicação das provas será no dia 31 de outubro de 2021.
Vagas de nível médio.
Remuneração de R$3.000,00.
Confirmadas 1.100 de nível médio (exclusivamente para PcD).
O CONCURSO DA CAIXA

Uma das provas mais aguardadas pelos candidatos PcD.

O novo edital foi publicado e as inscrições devem ser realizadas no período de 10 a 27 de setembro pelo site www.cesgranrio.org.br. As provas objetivas e a redação serão aplicadas no dia 31 de outubro de 2021.

Foram confirmadas 1.100 vagas de nível médio para o cargo de técnico bancário, exclusivas para pessoas com deficiência (PcD), sendo 1000 para preenchimento imediato e 100 para formação de cadastro de reserva. Do total, 20% estão destinados aos candidatos autodeclarados pessoas com deficiência/pretos ou pardos.

A remuneração para este concurso será de R$3.000,00 para jornada de 6 horas diárias e 30 horas semanais. Além do salário, o técnico bancário terá participação nos lucros ou resultados, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição/alimentação, vale transporte, auxílio creche, possibilidade de ascensão profissional, acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.

O candidato deverá optar por um polo (cidade) para fins de classificação e convocação e também para escolha da localidade de realização das provas. Este polo está vinculado à respectiva Unidade da Federação.

Veja abaixo a distribuição das vagas por UFs:

• Acre: 09 imediatas
• Alagoas: 12 imediatas
• Amazonas: 28 imediatas e 5 para cadastro
• Amapá: 6 imediatas
• Bahia: 50 imediatas e 5 para cadastro
• Ceará: 35 imediatas e 5 para cadastro
• Distrito Federal: 70 imediatas e 5 para cadastro
• Distrito Federal – Polo TI: 100 imediatas
e 10 para cadastro
• Espírito Santo: 10 imediatas
• Goiás: 30 imediatas e 5 para cadastro
• Maranhão: 10 imediatas
• Minas Gerais: 50 imediatas e 5 para cadastro
• Mato Grosso do Sul: 15 imediatas

• Mato Grosso: 20 imediatas
• Pará: 35 imediatas e 5 para cadastro
• Paraíba: 6 imediatas
• Pernambuco: 40 imediatas e 5 para cadastro
• Piauí: 10 imediatas
• Paraná: 35 imediatas e 5 para cadastro
• Rio de Janeiro: 85 imediatas e 11 para cadastro
• Rio Grande do Norte: 10 imediatas
• Rondônia: 12 imediatas
• Roraima: 6 imediatas
• Rio Grande do Sul: 55 imediatas e 7 para cadastro
• Sergipe: 42 imediatas e 5 para cadastro
• Santa Catarina: 6 imediatas
• São Paulo: 207 imediatas e 22 para cadastro
• Tocantins: 6 imediatas
O regime de contratação será o celetista.

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Informações importantes sobre o curso:

Serão abordados os tópicos relevantes, a critério dos professores e a ordem das aulas não será a mesma trazida no conteúdo programático do concurso, uma vez que o Professor tem uma ordem didática para expor os conteúdos, para melhor compreensão e apreensão do aluno, sendo que a abordagem é objetiva, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.

Dúvidas frequentes

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Vídeos exclusivos com todas as matérias necessárias para garantir sua aprovação. Conteúdo preparado a partir do novo edital publicado no dia 10 de setembro de 2021.

Segundo o novo edital, as provas estão confirmadas para o dia 31 de outubro de 2021.

As aulas estão disponíveis na nossa plataforma, em vídeos que podem ser assistidos 100% online, tanto no computador quanto no celular. 

O CEP é responsável pela aprovação de milhares de aprovados em todo país, garantindo o alto nível de competitividade dos alunos, chegando a 80% de chance de aprovação.

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Todos Direitos Reservados

 

LÍNGUA PORTUGUESA

1 – Compreensão e interpretação de textos. 

2 – Tipologia textual. 

3 – Ortografia oficial. 

4 – Acentuação gráfica. 

5 – Emprego das classes de palavras. 

6 – Emprego do sinal indicativo de crase. 

7 – Sintaxe da oração e do período. 

8 – Pontuação. 

9 – Concordância nominal e verbal. 

10 – Regência nominal e verbal. 

11 – Significação das palavras. 

12 – Redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet). 

13 – Colocação do pronome átono.

 

 

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA

1 – Conceitos gerais – o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 

2 – Sequências – lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas. 

3 – Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 

4 – Juros Compostos – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 

5 – Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto. 

6 – Sistemas de Amortização – sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes).

 

 

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 

2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 

3 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 

4 – Internet banking. 

5 – Mobile banking. 

6 – Open banking. 

7 – Novos modelos de negócios. 

8 – Fintechs, startups e big techs. 

9 – Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 

10 – O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 

11 – Correspondentes bancários. 

12 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 

13 – Transformação digital no Sistema Financeiro. 

14 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 

15 – Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 

16 – Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 

17 – Noções de Mercado de capitais. 

18 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 

19 – Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 

20 – Taxas de câmbio nominais e reais; 

21 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 

22 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 

23 – Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 

24 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 

25 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 

26 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. 

27 – Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações. 

28 – Autorregulação bancária. 

29 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 

30 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 

31 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações. 

32 – Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet); Código de Conduta da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet). 

33 – Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet). 

34 – Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque). 

35 – Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 

36 – Lei Complementar nº 7/1970 (PIS). 

37 – Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque; Certificado de Regularidade do FGTS; Guia de Recolhimento (GRF). 

38 – Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 

39 – Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. 

40 – Sistema de pagamentos brasileiro.

 

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO BANCÁRIO NOVO

NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

1 – Representação tabular e gráfica. 

2 – Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação). 

3 – Cálculo de probabilidade. 

4 – Teorema de Bayes e Probabilidade condicional. 

5 – População e amostra. 

6 – Correlação linear simples.

 

 

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

1 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365). 

2 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 

3 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 

4 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 

5 – Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web. 

6 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 

7 – Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 

8 – Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 

9 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 

10 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).

 

 

ATENDIMENTO BANCÁRIO

1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 

2 – Segmentação de mercado. 

3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.

4 – Gestão da experiência do cliente. 

5 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 

6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 

7 – Gestão da qualidade em serviços. 

8 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 

9 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 

10 – Ética e conduta profissional em vendas. 

11 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. 

12 – Utilização de canais remotos para vendas. 

13 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 

14 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016. 

15 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 

16 – Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações. 

17 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 

18 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).