Concurso
da SEDU
Edital publicado. Curso para Professores e Pedagogos.
Concurso do Estado para Educação!
Foi publicado o edital no Diário Oficial do Estado (DIO-ES) do dia 25/01/2022, com os detalhes do concurso público do governo capixaba para área da Educação. No total, são 1.500 vagas para Professores, Pedagogos e Agentes de Suporte Educacional. Os subsídios mensais podem chegar a R$ 4.975,43. Além da remuneração, é oferecido auxílio-alimentação fixado no valor de R$ 300,00 atualmente.
De acordo com o EDITAL SEGER/SEDU Nº 01/2022, DE 24 DE JANEIRO DE 2022, as inscrições serão abertas às 10 horas, do dia 28/01) e o prazo vai até as 14 horas, do dia 18 de fevereiro. As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela internet no site www.concursosfcc.com.br.
O concurso vai ofertar 1.500 vagas distribuídas entre os seguintes cargos: 600 vagas para agente de Suporte Educacional; 100 vagas para professor MaPP (Pedagogo) e 800 vagas para professor MaPB (Ensino Fundamental e Médio).
O concurso está previsto na Lei Orçamentária
A carga horária é de 25 horas semanais para Professores e Pedagogos e de 40 horas para o Agente de Suporte Educacional.
Para os cargos de Professor P (Pedagogo) e de Professor B, o valor da taxa de inscrição é de R$ 81,25 e para o cargo de Agente de Suporte Educacional R$ 66,25.
Serão reservados aos candidatos negros e aos candidatos indígenas, que facultativamente autodeclarem tais condições no momento da inscrição, na forma da Lei Estadual nº 11.094/2020, com 17% e 3%, respectivamente, das vagas destinadas a cada cargo/disciplina. A reserva de vagas será disponibilizada sempre que o número de vagas oferecidas no Concurso for igual ou superior a três.
As Provas Objetivas e Discursivas serão realizadas nas cidades de Vitória, Afonso Cláudio, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Cariacica, Guaçuí, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra e Vila Velha, conforme opção de Cidade de Prova indicada pelo candidato no Formulário de Inscrição via Internet, com previsão de aplicação no dia 27 de março de 2022.
O candidato não fará no ato da inscrição opção por local de lotação. A lotação dependerá da classificação e dos locais onde estarão as vagas, a serem divulgados posteriormente pela SEDU-ES. Assim, o candidato, em princípio, poderá ser lotado em qualquer município do Estado do Espírito Santo.
O subsidio mensal para os cargos de Professor P (Pedagogo) e Professor B será definido em função da escolaridade nos termos da Lei nº 5.580, de 13 de janeiro de 1998 e alterações e da Lei Complementar nº 428, de 17 de dezembro de 2007, podendo variar de R$ 2.700,00 a R$ 4.975,43.
O concurso público terá prova objetiva e prova discursiva (estudo de caso para cargos de Professor e redação para Agente de Suporte Educacional), além de avaliação de títulos, de caráter classificatório, exclusivamente para Professores.
As provas serão aplicadas no dia 27 de março, na parte da manhã para o cargo de Agente de Suporte Educacional e à tarde para os cargos de Professor. É possível concorrer para um cargo de nível superior e também para o cargo de nível médio. Este nosso curso contempla todas as matérias comuns exigidas para Professores e Pedagogos e estamos ajustando todo o conteúdo ao novo edital.
Também ofertamos outro curso específico para o cargo de Agente de Suporte Educacional.
NOSSO CURSO NÃO CONTEMPLA A DISCIPLINA “COMPONENTE CURRICULAR DO PROFESSOR”
Aulas 100% on-line
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE ESTE CURSO:
*Serão abordados os tópicos relevantes, a critério dos professores, e a ordem das aulas não será, necessariamente, a mesma ordem trazida no conteúdo programático do concurso, uma vez que o Professor tem uma ordem didática para expor os conteúdos, para melhor compreensão e apreensão do aluno, sendo que a abordagem é objetiva, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
*Carga horária prevista: 400 horas aulas, aproximadamente, distribuídas em centenas de vídeo aulas.
*Material de apoio por meio de apostilas em PDF.
*O conteúdo de aulas e de material de apoio de algumas disciplinas deste curso está sendo produzido pelos professores e, por isso, as aulas e os materiais ficarão disponíveis gradativamente e em conformidade com o cronograma estabelecido pelos professores, já estando disponível, imediatamente, mais de 80% do conteúdo e material de apoio.
O CEP aprova alunos há mais de 20 anos, veja os depoimentos de quem já passou pelos nossos cursos:
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O edital está prevendo a data de 27 de março de 2022 para aplicação das provas.
Você vai poder assistir às aulas assim que seu investimento for confirmado. Para boletos, o prazo de confirmação pode levar até 48 horas.
Todos Direitos Reservados
CONHECIMENTOS BÁSICOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
– LÍNGUA PORTUGUESA: Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coerência e coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados (Características dos diversos gêneros textuais. Identificação de informações explícitas e implícitas. Distinção entre fato e opinião. Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso). Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero.
– PSICOLOGIA NA APRENDIZAGEM: Aspectos Psicológicos da Educação. A relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens. Crescimento e desenvolvimento: biológico, psicológico e social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e no adolescente.
– CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: As diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro e as implicações na organização do sistema de educação brasileiro. A didática e o processo de ensino/aprendizagem: planejamento, estratégias, metodologias e avaliação da aprendizagem. A sala de aula como espaço de aprendizagem. As teorias do currículo. Usos dos resultados da avaliação da aprendizagem no planejamento do ensino. As contribuições da psicologia da educação para a pedagogia: implicações para a melhoria do ensino e para ações mais embasadas da ação profissional docente no alcance do que se ensina aos indivíduos. Os conhecimentos socioemocionais no currículo escolar: a escola como espaço social. As diretrizes curriculares nacionais para a formação docente. Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira. A Interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino Médio. Os fundamentos de uma escola inclusiva. Educação e trabalho: o trabalho como princípio educativo. Ação da escola, protagonismo juvenil e cidadania. As avaliações nacionais da educação básica.
– USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA BÁSICA: Segurança da informação (Noções de vírus e pragas virtuais, Procedimentos de backup). Conhecimento da plataforma Google (Google Sala de Aula, Google Documentos, Google Planilha). Sistema operacional e ambiente Windows (edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows). Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS COMUNS PARA TODAS OS CARGOS DE ENSINO SUPERIOR
– DIRETRIZES, PARÂMETROS, MEDIDAS E DISPOSITIVOS LEGAIS PARA A EDUCAÇÃO: Constituição Federal de 1988 (Artigos n° 205 a n° 214. Currículos do Espírito Santo (Ensino Infantil e Fundamental disponível no link https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/ e Ensino Médio disponível no link https://novoensinomedio.sedu.es.gov.br/); Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações, inclusive a Lei n°13.415/2017. Plano Estadual de Educação – Lei Estadual n°10.382/2015. Estatuto do Magistério – LCE nº 115/1998 e suas alterações. Plano de Carreira do Magistério – Lei Estadual nº5.580/1998 e suas alterações. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto Federal nº7.611, de 17 de novembro de 2011. Resolução CNE Nº4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado. Lei Brasileira de Inclusão Lei Federal nº13.146/2015 e suas alterações. Decreto nº. 65.810, de 8 de dezembro de 1969 (promulga a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial). Decreto federal nº 4.738, de 12 de junho de 2003 (reitera a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial). As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Resolução CNE/CEB Nº 03/2018. Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Educação de Jovens e Adultos a distância – Resolução CNE/CEB nº 001/2021. Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação profissional e tecnológica de nível médio – Resolução CNE/CP nº 001/2021.
ESTUDO DE CASO