Estude para o

Concurso
da SEDU

O concurso já foi confirmado pelo governador e deve acontecer ainda em 2021
Previsto para o segundo semestre!

No concurso anterior as vagas foram para cargos efetivos para Professor e Pedagogo

O concurso está previsto na Lei Orçamentária

O último concurso SEDU ES teve seu edital lançado em 2017, com as provas realizadas em 2018, sob organização da Fundação Carlos Chagas.

Ainda não temos uma definição de vagas previstas para o concurso de 2021, mas, sabe-se que há inúmeros cargos efetivos de professores e pedagogos vagos, além de centenas de outros prestes a se aposentar.

No último concurso, para os cargos de professor, foi necessário o diploma em Licenciatura ou Bacharelado em sua respectiva especialidade e, para o cargo de Pedagogo, foi necessária a experiência em dois anos no corpo docente, além de Licenciatura em Pedagogia, com habilitação em supervisão escolar, orientação educação, administração escolar, inspeção escolar, ou Bacharelado em Pedagogia.

Esta, sem dúvida, é uma das provas mais esperadas pelos profissionais da educação!

No último concurso foram ofertadas 1.025 vagas

Nosso curso preparatório foi formatado de acordo com o edital de 2017 para que você comece a se preparar a partir de agora. E todo material será atualizado IMEDIATAMENTE depois da publicação do edital.

Comece a estudar desde já e garanta sua competitividade na prova! Uma boa nota será determinante para conseguir se classificar.

Lembrando que o concurso deve considerar também prova de títulos.

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Disponíveis para assistir 24h por dia
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Aulas produzidas de acordo com o edital
Linguagem simples
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Milhares de aprovados em todo país

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Dúvidas frequentes
Nossa equipe é formada por profissionais especializados e com experiência comprovada em concursos. Para saber mais sobre quem ensina no curso preparatório para a prova da SEDU – ES, CLIQUE AQUI.
Vídeos exclusivos com todas as matérias necessárias para garantir sua aprovação. Conteúdo preparado a partir do edital de 2017 e com atualização imediata após publicação do edital.
O orçamento para o concurso já foi aprovado, a aplicação da prova deve acontecer ainda no segundo semestre de 2021.
As aulas estão disponíveis na nossa plataforma, em vídeos que podem ser assistidos 100% online, tanto no computador quanto no celular.
O CEP é responsável pela aprovação de milhares de aprovados em todo país, garantindo o alto nível de competitividade dos alunos, chegando a 80% de chance de aprovação.

Você vai poder assistir às aulas assim que seu investimento for confirmado. Para boletos, o prazo de confirmação pode levar até 48 horas.

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Todos Direitos Reservados

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE “LÍNGUA PORTUGUESA”

  1. COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DE GÊNEROS VARIADOS:

1.1 Identificação de informações explícitas e implícitas;

1.2 Significado de palavras e expressões;

1.3 Distinção entre fato e opinião;

1.4 Tema do texto;

1.5 Suporte, gênero e enunciador do texto;

1.6 Função socio comunicativa de um gênero textual;

1.7 Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso;

1.8 Reconhecimento de textos de diferentes gêneros.

  1. RELAÇÃO ENTRE TEXTOS:

2.1 Diferentes formas de tratar uma informação;

2.2 Posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema; Intertextualidade.

  1. COERÊNCIA E COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL:

3.1 Relações entre as partes do texto;

3.2 Identificação da tese do texto;

3.3 Relação entre tese e argumentos;

3.4 Estratégias argumentativas;

3.5 Partes principais e secundárias no texto;

3.6 Relações de sentido entre recursos verbais e não verbais;

3.7 Relação causa/consequência entre partes e elementos do texto;

3.8 Relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

  1. RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO: 4.1 EFEITOS DE IRONIA OU HUMOR EM TEXTOS VARIADOS;

4.2 Efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou expressão;

4.3 Exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos.

  1. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA:

5.1 Marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto;

5.2 Marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE “CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS”

  1. ASPECTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO:

1.1 O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar;

1.2 Pedagogia da Autonomia.

  1. ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO:

2.1 Educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social;

2.2 Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade.

  1. ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO:

3.1 A relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens;

3.2 Crescimento e desenvolvimento: biológico, psicológico e social; 3.3

O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e no adolescente.

  1. AVALIAÇÃO:

4.1 A avaliação da aprendizagem como processo: concepções, procedimentos, técnicas e instrumentos;

4.2 Funções da avaliação, diagnóstica, formativa e somativa;

4.3 Avaliação do sistema educacional (PAEBES, SAEB e Prova Brasil), avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação no planejamento de ensino;

4.4 O fracasso escolar: abordagens atuais.

  1. DIDÁTICA:

5.1 A relação professor/aluno;

5.2 Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem;

5.3 As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos e os aspectos socioemocionais;

5.4 Organização social da sala de aula e sua pluralidade;

5.5 Planejamento da ação didática: Planos de curso, Planos de Aula.

  1. DIRETRIZES, PARÂMETROS, MEDIDAS E DISPOSITIVOS LEGAIS PARA A EDUCAÇÃO:

6.1 A LDB atual, Lei No 9394/1996 e suas alterações;

6.2 O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei No 8069/1990;

6.3 O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo (www.educacao.es.gov.br );

6.4 Resolução CEE No 3.777/2014 (Fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo e dá outras providências);

6.5 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto no 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências);

6.6 Resolução CNE No 4/2009 (Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado);

6.7 Resolução CEE No 2.152/2010 (Dispõe sobre a Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Espírito Santo);

6.8 Lei Brasileira de Inclusão No 13.146/2015.

  1. AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – PARECER CNE/CEB NO 11/2010 E PARA O ENSINO MÉDIO; RESOLUÇÃO CNE/CEB NO 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE “CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA”

  1. Segurança da Informação/Segurança na Internet.

  2. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de apresentações: ambiente Microsoft Office.

  3. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de edição de textos: ambiente Microsoft Office.

  4. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de planilhas: ambiente Microsoft Office.

  5. Sistema operacional Windows.

  6. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
  7. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet.

  8. Portaria No 107-R (Publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 12/08/2016 – Estabelece critérios para a utilização do telefone celular como ferramenta didático pedagógica nas salas de aula das instituições de ensino da rede pública estadual).